quarta-feira, 28 de junho de 2017

No dia 17 de Junho de 2017, realizou-se no Auditório da Galeria Municipal de Montijo, a cerimónia de lançamento do livro "10 anos de Desenho e Pintura na Universidade Sénior". 
Foi o culminar de um trabalho tanto quanto possível exaustivo e criterioso de recolha e compilação que já justificava fazer-se, devido ao interesse e empenho demonstrado pelos alunos desta Universidade Sénior e também devido ao volume e qualidade dos trabalhos produzidos durante este espaço de tempo.
É o resultado de um trabalho colectivo e pioneiro nesta Universidade. 
Está de parabéns a Universidade Sénior que fica dotada de um documento físico correspondente ao trabalho desenvolvido por uma das disciplinas mais emblemáticas do seu currículo académico. Está de parabéns também o professor José Aguilar que foi o mentor e grande obreiro deste projecto, assim como todos os alunos da casa, quer sendo da disciplina ou não, que colaboraram de diversas maneiras e segundo os seus saberes e competências, na recolha de informação e na elaboração do projecto.
Está de parabéns a Câmara Municipal do Montijo, que através do seu presidente, Engº Nuno Canta, deu luz verde ao patrocínio deste projecto colectivo.
São iniciativas colectivas desta importância e envergadura que contribuem para o fortalecimento e credibilidade da componente académica da Universidade Sénior.







Como retrospectiva dos três anos leccionados pelo professor José Aguilar, foram ainda efectuadas dezassete visitas de estudo.
 Assim, no ano lectivo 2014/15: - Lisboa - Fundação Millennium (Júlio Pomar) ; Lisboa - Museu de Arte e Design (MAD); Lisboa - Fundação Gulbenkian (António Charrua).
 No ano lectivo 2015/16: - Borba (Adega M. Sebo - workshop de desenho à vista) e Pavia (Museu Ribeiro Pavia); Évora (Museu de Arte Antiga); Lisboa - Gulbenkian (Amadeu de Sousa Cardoso e Sónia Deloney); Lisboa - CCB (Colecção permanente e Fundação Berardo);  Fundação Arpad Szenes ( Vieira da Silva); Lisboa - Casa da Liberdade Mário Cesariny (Artur Bual); Lisboa - Cordoaria Nacional (Exposição do Arco).
 No ano lectivo 2016/17: - Borba (Exposição de pintura e Fotografia de José Aguilar e José Estiveira e aos Paços da cidade); Lisboa - Fundação Gulbenkian (António Ole - Luanda, L. Angeles e Lisboa); Porto - Fundação Serralves; Amarante - Museu Amadeu de Sousa Cardoso; Elvas - Forte da Graça; Vila Viçosa - Paço Ducal; Lisboa - Chiado (Museu de Sousa Cardoso); Lisboa - Fundação Gulbenkian (Almada Negreiros - Uma maneira de ser moderno); Porto - Museu Soares dos Reis e Serralves (Colecção Juan Miró).
Nos anos lectivos 2015/16 e 2016/17 foram ainda efectuados dois trabalhos colectivos em telas de grandes dimensões sobre o tema da Liberdade e Dia Internacional da Mulher. 
Exposições:  2014: - Biblioteca Municipal do Montijo - (Retrospectiva) . 2015: - Galeria Municipal do Montijo. 2016: - Galeria Municipal do Montijo - (Retrospectiva de 10 anos de Pintura e Desenho da Universidade Sénior). 2017: - Sala Polivalente da U. Sénior - (Inconsciente Desconstrução); Sala Polivalente da U. Sénior - (Os nossos Desenhos); - Galeria Municipal do Montijo: - (Pluralidades, um olhar estranho). 
                     



         Fotos do Gabinete de Comunicação e Relações Publicas da Câmara Municipal do Montijo e  de Manuel Caeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário